top of page

FAÇA AS PAZES COM SUA ANSIEDADE, ELA PODE SER SUA AMIGA

  • Foto do escritor: Tatiana Souza, Psicóloga
    Tatiana Souza, Psicóloga
  • 11 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura



Ansiedade é uma Amiga??? Sim, eu sei que os transtornos de ansiedade afetam muitas pessoas, atrapalhando ou mesmo impedindo uma vida equilibrada. Primeiro transtorno de ansiedade é diferente de ansiedade, vou explicar em outros post’s futuramente, mas a principio é preciso entender transtorno é diferente de ansiedade.


Ansiedade é um mecanismo de alerta, avisando que algo não esta bem, se fosse um sinal de trânsito ela seria as cores amarela e vermelha. Já imaginou o transito só com a luzes verdes acessa... em uma cidade grande seria um caos. Pois bem as luzes amarela e vermelha coordenam o trânsito, informando quando ficar em alerta (atenção) e quando parar. Uma pessoa com ansiedade adequada, sabe planejar sua vida e ser cautelosa.


Mas quando a ansiedade se torna exagerada, as preocupações tomam conta da vida da pessoa, a ansiedade se torna uma doença e damos o nome de Transtorno de ansiedade (existe vários tipos)... Lembra do sinal de Trânsito? Imagine se as luzes amarela e vermelha se alternasse o tempo todo? Seria o caos, não é? Então o que faz mal não é a ansiedade e sim a ansiedade “descontrolada”...


A ansiedade tem uma reputação horrível e se fosse uma pessoa se sentiria realmente mal por isso. Porque a verdade é que a ansiedade é uma boa pessoa. Acredite!!!


A ansiedade é sua amiga ela se preocupa com você <3 Único propósito da ansiedade é mantê-lo seguro e mantê-lo vivo. Lembra do sinal de Trânsito ? Pois é, imagine uma pessoa que se preocupa com seu futuro ... sinal amarelo funcionando!!!... ela se organiza para ter um velhice tranquila (ponto para ansiedade). Imagine outra pessoa que descobriu agora estar com um doença grave ... sinal vermelho funcionando...ela para de fumar e beber e começa a cuidar da saúde (ponto novamente para ansiedade). E aí, te convenci que a ansiedade é boa?


E qual o problema de ver a ansiedade como algo ruim? Bom primeiro porque a ansiedade diminuiu quando tentamos criar uma solução para o que nos causa preocupação, ou seja se ela funcionando adequadamente ela nos impulsiona a reagir e criar uma solução para um problema, ou ela nos impede de seguir com algo que não esta indo bem...

O outro problema de ve-la como inimigo, é que muitas pessoas passam a se achar errada, inadequada por se sentirem em algum momento (ou por muitos) ansiosas e isso pode agravar os sintomas e pode evoluir para um quadro de transtorno de humor (depressão e ansiedade).

.

Quando você se sentir ansioso demais preste atenção ao que a ansiedade está tentando lhe dizer, como por exemplo:


· Será que você esta sob muito estresse? Tem feito algo para descansar?

· Seu diálogo interior não é saudável? Como você esta se sentindo em relação a si mesmo?.

· Você está se Preocupando demais com coisas que não estão sob o seu controle?


E se você se direcionar para fazer mudanças positivas em sua vida esta ansiedade volta (aos poucos, porque é um processo) a “dormir” e você se tornará uma pessoa mais forte, mais positiva, com maior autoconhecimento, mais confiante... e claro mais leve.


A mensagem que quero deixar seja pra você que possua uma ansiedade ou transtorno de ansiedade, não se desespere, mesmo que você ainda não tenha entendido qual a mensagem de sua ansiedade (nem sempre é simples mesmo) você pode ter uma vida normal, você é não é diferente de ninguém por isso...não deixe que te digam o contrário.


E sim, eu sei como psicóloga e como alguém que também tem altos papos e conflitos com minha amiga ansiedade, nem sempre é fácil. É preciso tempo, conhecimento e algumas dicas para melhorar nossa relação com esta confusa amiga... E é pra isso que estou aqui, me siga no blog teremos mais dicas e fatos para falarmos sobre a ansiedade.


Fiquem em Paz

Tatiana Souza

Psicóloga Clínica

 
 
 

Comentários


© 2018 Tatiana Souza.

bottom of page