top of page

Timidez na infância, como ajudar

  • Foto do escritor: Tatiana Souza, Psicóloga
    Tatiana Souza, Psicóloga
  • 1 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

É normal na infância que a criança apresente comportamento de vergonha, como esconder atrás das pernas dos pais, ter vergonha de falar com desconhecidos, evitar ambientes novos. Mais comum ainda é que estas crianças sejam rotuladas como “tímidas”, contudo é preciso lembrar que a infância é uma fase onde a personalidade está se formando. Uma criança tímida pode se transformar em um adulto espontâneo e expansivo e o inverso também é possível.

O que as pessoas precisam entender é que a criança ainda não sabe se comunicar, lidar de forma efetiva com o mundo, e que o comportamento de “vergonha” e timidez pode ser uma dificuldade de se relacionar com situações novas por não saber como lidar ou um comportamento que foi ensinado por aqueles que cuidam dela.

Dicas

Uma das dicas mais importante é observar seu comportamento em relação ao seu filho. Acredite muitas vezes sem perceber ( e sem a intenção) os adultos acabam estimulando a timidez nos pequenos:

· Cuidado com excesso de críticas ou de exigência: Pais muito rígidos podem contribuir para o desenvolvimento da timidez. Uma situação comum é que os pais, com a intenção de aperfeiçoar o desenvolvimento do filho, exija demais de suas habilidades. Sempre apontando os erros ou falhas do que não foi feito corretamente. Lembre-se a habilidades das crianças e adolescentes estão em desenvolvimento. Ao realizar uma tarefa, nas primeiras realizações em que resultado seja "mais ou menos" próximo ao desejavel , elogie os pontos positivos, sem demonstrar o erro ou o que poderia ter sido melhor, Isto você deverá repetir nas primeiras vezes que ele repetir a ação (3 ou 5X). Deixe que ele se sinta orgulhoso nas primeiras vezes que fizer algo e somente depois você mostrar como fazer melhor.

· Cuidado com a forma que você dá uma bronca. Não é que você não deva corrigi-lo, mas ao dar uma “bronca” lembre se de falar da forma mais calma (possível!), informe o porquê está chateado com a ação dele ( Nunca diga que está chateado com ele e sim com a ação) e o que ele deveria ter feito. E nunca esqueça de deixa-lo falar e explicar seu comportamento.

· Cuidado com a super proteção: Ao fazer tudo pelo filho você o impedi de aprender a lidar com as situações. Ex: se ele te pergunta onde fica o banheiro em uma festa, estimule-o que ele pergunte aos donos da casa, ou alguém de confiança no evento, onde fica.

· Seja modelo : Se os pais são tímidos é comum que os filhos aprendam este comportamento. Neste caso, uma forma de auxilia-lo é também enfrentar seu obstáculo que é a timidez, afinal ser pai também é aprender não é mesmo ;).

Outras dicas de como ajudar uma criança tímida no dia a dia:

· Estimule a convivência com outras crianças em parques, clubes, festas infantis e todos os lugares com pessoas da mesma idade para interagir.

· Nada de falar pela criança, quando alguém perguntar algo ao seu filho e ele demorar a falar, não dê a resposta, estimule-o a falar...sem críticas e sem pressão.

· Antes de ir a um local, explique quem vai estar, o que vai ter, o que ele pode ou não fazer. Para que ela se sinta segura e curiosa para explorar o lugar e a situação.

· Elogie sempre que seu filho for algum lugar novo e interagir com outras crianças. Relembre como foi legal os momentos partilhados com coleguinhas, ou auxiliando em alguma tarefa. Deixe que ele se sinta valorizado por agir de forma adequada.

· Evite elogiar quando durante uma festa ele ficar quieto sem interagir, dizendo que ele é bonzinho, um anjinho. Você pode estar passando a mensagem errada.

Lembre-se é importante ajuda-lo a superar a timidez, pois este é comportamento geralmente associado a ansiedade, insegurança, medos que ao longo da vida trazem sofrimento ao indivíduo.

Espero ter ajudado! Se sim, compartilhe com amigos,deixe um comentário ou uma sugestão.

Tatiana Souza

Comments


© 2018 Tatiana Souza.

bottom of page