Não coma suas emoções
- Tatiana Souza, Psicóloga
- 22 de mar. de 2018
- 3 min de leitura

As emoções afetam seu hábito de comer. Nossas emoções têm um efeito poderoso na nossa escolha de alimentos e nos hábitos alimentares.Estes estudos apontam ainda que as emoções não são o que causam o excesso de peso, mas sim, a utilização da comida como forma de "controlar" emoções negativas que mais influenciam no ganho de peso.
Ansiedade, raiva, frustrações são exemplos de sentimentos negativos que levam uma pessoa a comer mais como forma de se acalmar, porém o descontrole com alimentação e o aumento de peso geram sentimentos de culpa e vergonha, trazendo mais ansiedade e frustração gerando assim um ciclo vicioso.
Alimentos "anti-depressivos"
Os alimentos tem poder real de trazer sensações de prazer e "calma" . Muitos alimentos incluem triptofano, um aminoácido que causa a liberação de serotonina. A falta de serotonina causa diferentes efeitos negativos sobre o organismo, como angústia, tristeza ou irritabilidade. Assim quando o corpo não produz triptofano, nós conseguimos isso através da alimentação.
Porém a produção de Serotonina pode ser feita de maneira mais saudável , por exemplo, através da pratica de exercícios físicos, meditação e através da ingestão de alimentos integrais]
Alimentação emocional e comedores emocionais
A comida quando associadas a sentimentos é conhecida por alguns profissionais como alimentação emocional, porque está mais baseada em sentimentos mais do que fome real ou necessidades nutricionais. E quem se alimenta desta maneira é chamado de comedor emocional.
Como saber se você é um comedor emocional
Analise os exemplos abaixo se você se reconhecer em mais de dois exemplos provavelmente é um comedor emocional.
⦁ Usa comidas como prêmios ou auto-gratificação . Ex: foi promovida e se dá ao direito de comer ou você diz que merece (por algum motivo) comer comidas geralmente calóricas como bolo, pizza ou chocolate
⦁ Come mais e geralmente alimentos gordurosos e/ou ricos em açúcar quando está cansada, triste, com raiva, cansada ou ansiosa
⦁ Constantemente tem desejos por comidas, mas não sabe bem ao certo qual (quer comer uma coisa gostosa) e nestes períodos come muito, sem saciar o desejo.
⦁ Come até a "barriga doer" e sempre fica a sensação de querer comer um pouquinho mais. Ou come até não sobrar nada, exemplo não come uma colher de brigadeiro de panela, e sim, come enquanto houver o doce na panela.
⦁ Você tem "fome" de um certo tipo de alimentos (macarrão, chocolate, hambúrguer, doces) como se só estes pudessem satisfazê-lo.
⦁ A maior parte de sua atividades de lazer esta associada a comida. Ex churrascos, pizzarias,sanduiches e etc.
Como lidar com alimentação emocional
⦁ Auto conhecimento: o principal ponto para aprender a lidar com alimentos de formas mais saudável é conhecer a si mesmo. O que te deixa ansiosa, angustiada , frustada e como lidar com estas emoções; Como você vê seu corpo, se é auto-critica demais, se tem expectativas irreais; Qual seu histórico com alimentação, como sua família e o meio onde viveu te ensinaram sobre comida . A psicologia pode te ajudar muito nesta reflexão.
⦁ Atividade prazerosas: Tenha atividades de lazer, que não envolva comida. Procure algo do que goste, não necessariamente atividades físicas. Pode ser pintura, leitura de livros, artesanatos. Faça estas atividades com frequência, de preferência, toda semana.
⦁ Aumentar contatos com amigos. A sensação de estar sozinha, e muitas vezes sem fazer uma atividade prazerosa, pode desencadear o desejo descontrolado de comer demais. É por isso que é importante que procuremos atividades e entretenimentos que devemos realizar em um grupo. Conversar, bater papo, rir são atividades que ajudam a acalmar nossas emoções negativas
⦁ Reconheça a fome emocional: Pergunte a si mesmo se você está realmente com fome ou se você é comendo por outro motivo, como por estar cansada ou com raiva. Quando você começa a reconhecer as coisas que desencadeiam a fome descontrolada por certos alimentos Você pode mudar a maneira como você lida com estas emoções.
Identificando a fome emocional você pode utilizar estas dicas:
• respire fundo, faça uma pequena pausa para relaxar.
• Pense sobre o que realmente o incomoda e como pode e o que você pode fazer de fato para lidar com o que te incomoda.
⦁ Pare o que você está fazendo. Dê uma volta
⦁ procure alguém para conversar, seja para distrair a mente da vontade de comer ou para falar sobre o que te incomoda.
⦁ Se você continuar com fome, faça uma refeição ou lanche saudável
Comments