A casa dos Mil espelhos
- Tatiana Souza, Psicóloga
- 1 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de fev. de 2019

Tempos atrás, em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a casa dos mil espelhos. Um pequeno e feliz cãozinho soube desse lugar e decidiu visitá-lo. Chegando lá, saltou feliz escada acima até a entrada da casa. Olhou através da porta de entrada com as orelhinhas bem levantadas e a cauda balançando tão rapidamente quanto podia.
Para sua grande surpresa, deparou-se com outros mil pequenos e felizes cãezinhos, todos com suas caudas balançando tão rapidamente quanto à dele. Abriu um enorme sorriso e foi correspondido com mil enormes sorrisos. Quando saiu da casa, pensou: “Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre, um montão de vezes”.
Nesse mesmo vilarejo, outro pequeno cãozinho, que não era tão feliz quanto o primeiro, decidiu visitar a casa. Escalou lentamente as escadas e olhou através da porta. Quando viu mil olhares hostis de cães que lhe olhavam fixamente, rosnou e mostrou os dentes. Ele ficou horrorizado ao ver mil cães rosnando e mostrando os dentes para ele também. Quando saiu, pensou: “Que lugar horrível, nunca mais volto aqui”.
Nosso jeito de pensar, interpretar e agir afeta o mundo ao nosso redor. Cada cãozinho entrou na mesma casa. O primeiro sorridente viu na casa uma experiência incrível. O segundo por sua vez desconfiado e "pouco feliz" não conseguiu sentir a mesma coisa, se ele ao menos tivesse sorrido ou se percebesse que todos os outros cãozinhos se tratavam dele mesmo,
Quantas vezes somos como o segundo cãozinho? Diante de algo novo, uma pessoa nova, uma mudança na vida chegamos tão fechados e desconfiados que não percebemos o quão incrível esta nova experiência pode ser.
Como você tem encarado seus "mil espelhos"? Que tipo de reflexo você encontra na sua vida?
Comments